quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Internet




Quem utiliza a internet como principal método de aprendizagem, tem diversas vantagens, tais como: a enorme capacidade de aceder facilmente à informação; trocar informação e comunicar com vários utilizadores.
Do ponto de vista da escola, a internet pode ser utilizada por estudantes e professores, como meio de partilha e comunicação, podendo sempre, ser adaptada ás necessidades colectivas.
Actualmente, a internet funciona como ponto de partida para uma série de serviços e utilizações, sendo que também é associada a questões como a segurança; a sua complexidade e à navegação associada a utilizadores pouco ágeis ao manuseamento desta ferramenta, podem colocar em causa o seu bom funcionamento.
A evolução da internet tem-se verificado ao longo dos tempos, do seguinte modo:
A web 1.0: web unidireccional, onde existe uma apresentação unilateral da informação;
A web 2.0, utilizada actualmente, que se caracteriza por Tagging ou a web da escrita, que permite aos seus utilizadores criarem e fazerem circular os seus próprios materiais, tendo como exemplo: os wikis; blogues e podcats.
E a web 3.0, do futuro, com a qual se pretende aniquilar alguns dos problemas da actualidade, tais como: a falta de organização na distribuição da informação que está ao acesso de todos.


Bibliografia:
Fahy, Patrick J. (2008), As características dos meios de aprendizagem interactiva online

Software Social




O software social tem como principal objectivo a interacção em grupo, pois une pessoas, pensamentos, opiniões e sentimentos.
Este software actua mais direccionado para a comunidade, valorizando mais o ser Humano, e realça a importância da interacção interpessoal.
O software social tem três tipos de suporte de interacção: o suporte para interacção convencional entre indivíduos ou grupos, com comunicação assíncrona, como por exemplo os blogues; o suporte para feedback social; e o suporte para as redes sociais.
Socialmente, reconhecem-se os indivíduos que utilizam o software social, pois são pessoas que gostam de estar inseridos em sociedade, agem de forma orientada e gostam de partilhar experiências de modo a construir uma aprendizagem comum.
Há que defenda, que as redes sociais aquando da massificação, existam membros que percam o interesse e desmotivação que têm pelas mesmas.


Bibliografia:
Fahy, Patrick J.(2008),As características dos meios de aprendizagem interactiva online